Treinamento de motoristas do transporte coletivo para melhoria do serviço vai até 17/2
A ação da Semob, que começou na quinta-feira (26/1), faz parte da estratégia da pasta para reduzir, até 2026, pelo menos 30% da quantidade de reclamações relacionadas à conduta dos motoristas. Em 2023, a Ouvidoria registrou 6.830 reclamações sobre os motoristas e 623 reclamações sobre os cobradores.
“Esperamos que o treinamento sirva para que os motoristas e cobradores sejam capazes de reconhecer a importância da sua conduta para a satisfação e segurança dos passageiros do transporte público coletivo do DF”, disse Marconi Albuquerque, coordenador de Fiscalização e Controle da Subsecretaria de Fiscalização da Semob (Sufisa).
A ação educativa consiste em palestras que serão ministradas pelos auditores fiscais de transporte durante o treinamento dos rodoviários. Estão previstas duas participações com palestras nos próximos dias 25 e 26, no Centro Cultural de Brasília (SGAN 601, Asa Norte). Na sequência, haverá atividades práticas seguidas de palestras no período de 27/1 a 17/2, no SEST/SENAT Samambaia. Inicialmente, serão duas turmas, cada uma com 50 rodoviários da Piracicabana. Em breve, outras concessionárias também serão contempladas.
Durante o evento, a Semob vai apresentar aos rodoviários as noções de serviço adequado e sensibilizar para a importância dos motoristas e cobradores na satisfação do passageiro.
De acordo com o coordenador da Sufisa, a experiência vai permitir prevenir e até eliminar condutas a serem evitadas pelos rodoviários na prestação de serviço do transporte público coletivo do DF. “A ideia é elencar os pontos de melhoria imediata no comportamento dos motoristas e cobradores”, disse Marconi Albuquerque.