Ônibus

Passagens de ônibus do Entorno permanecem com os mesmos valores

Semob aguarda implantação do sistema de bilhetagem do transporte semiurbano para fazer estudos

As tarifas das 396 linhas de ônibus do transporte semiurbano da região do Entorno vão continuar com os mesmos valores. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), responsável pela gestão do sistema desde julho de 2021, somente terá possibilidade de fazer o estudo para um possível ajuste nas passagens após a instalação dos equipamentos de bilhetagem eletrônica.

Segundo o secretário da Semob, Valter Casimiro, o sistema deverá armazenar os dados dos veículos, a regularidade das viagens e a quantidade de passageiros transportados. “Além da programação operacional, as análises dessas informações vão permitir que a pasta utilize os dados para definir as políticas públicas de mobilidade urbana e o planejamento estratégico do transporte público”, completa.

Por meio da Portaria nº 8/2022, publicada no dia 10 de fevereiro, a Semob determinou que as empresas instalem os equipamentos de bilhetagem no prazo de 150 dias. O novo sistema permitirá integrar os serviços do DF e do Entorno. Assim, a pasta poderá planejar e fiscalizar a prestação de serviços das operadoras.

O sistema também vai permitir o pagamento das tarifas do transporte do Entorno e do DF com o mesmo cartão, incluindo o metrô. “É importante esclarecer que não haverá integração tarifária. Sendo assim, não se aplicam as regras de três viagens no limite de três horas com a cobrança de uma única tarifa”, acrescenta Casimiro.

Além disso, a bilhetagem automática deverá reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus e aumentar a segurança nas viagens, reduzindo as ocorrências de roubos nos veículos.

ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou reajuste de até 25% nas tarifas dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros a partir de 27 de fevereiro. A deliberação está publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de fevereiro.

O reajuste proposto se aplica aos serviços semiurbanos geridos diretamente pela agência. Os entes públicos locais que firmaram convênio de delegação administrativa para a gestão e a fiscalização de serviços semiurbanos com a ANTT podem considerar ou não o reajuste proposto. Dessa forma, cabe ao GDF definir a política tarifária do serviço.

Fonte: https://semob.df.gov.br/passagens-de-onibus-do-entorno-permanecem-com-os-mesmos-valores/