Ônibus

Paradas de ônibus do programa Adote um Abrigo são revitalizadas

Revitalizadas e com acessibilidade, as paradas já estão sendo liberadas para os usuários do transporte público coletivo. São 11 abrigos que foram adotados por uma empresa por meio do programa “Adote um Abrigo”, criado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade. As estruturas ficam em Águas Claras, Taguatinga e Brazlândia. As obras de revitalização das paradas estão sendo concluídas nesta semana.

Os abrigos passaram por obras de impermeabilização dos tetos e recuperação das calçadas. As estruturas receberam piso tátil, e em uma delas foi construída a rampa de acesso. Agora, as paradas adotadas estão adequadas às normas de acessibilidade e com pintura nova. A empresa Athaydes Imóveis Ltda., que adotou os abrigos, ficará responsável pela manutenção das estruturas durante 24 meses. A empresa tem o direito de colocar placa indicativa de cooperação e colocar sua logo (marca) na pintura.

A diretora da Athaydes Imóveis, Iraídes Pereira Santos, disse que o programa “Adote um Abrigo” cria uma relação em que todos ganham. “É uma ótima oportunidade de promovermos o nome da nossa empresa e proporcionarmos bem-estar para a comunidade, pois os usuários do transporte público passam a dispor de locais acolhedores nos pontos de ônibus e o custo benefício da cooperação é vantajoso para a empresa parceira”, disse.

Para o secretário da Semob, Valter Casimiro, o programa “Adote um Abrigo” é importante para manter as estruturas em bom estado e contribuir para a mobilidade urbana. “A revitalização dos abrigos, com adequação às normas de acessibilidade e reforma das calçadas, traz conforto e segurança para os usuários do transporte coletivo, favorecendo ainda a circulação das pessoas no momento de embarque ou desembarque dos ônibus”, afirmou.

De acordo com termo de cooperação, assinado com a Semob a empresa ficou responsável por benfeitorias e manutenção em cinco abrigos anexos localizados na QS 7 de Taguatinga, em frente à Universidade Católica de Brasília; outros cinco abrigos anexos que ficam na marginal da EPTG, em Águas Claras, ao lado da Unieuro Centro Universitário; e uma parada na Quadra 12 do Setor Norte, em Brazlândia.

A cooperação da empresa Athaydes pode ser prorrogada por 24 meses, mediante celebração de termo aditivo com a Semob. O acompanhamento da execução e a fiscalização do cumprimento das normas cabe à Subsecretaria de Terminais (Suter), da Semob. Cabe, ainda, à Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) esclarecer as dúvidas acerca da aplicação da legislação, podendo apontar e registrar inconformidades em caso de descumprimento legal.

O programa

O “Adote um Abrigo”, lançado em setembro de 2021, abrange as paradas de ônibus do transporte público coletivo, utilizados para embarque e desembarque dos passageiros. São cerca de 2.700 paradas de coletivos com abrigos de concreto e 565 pontos com placas de sinalização disponíveis para adoção.

O programa de cooperação é destinado aos cidadãos, entidades ou empresas interessadas em construir, adequar, substituir ou assumir a manutenção de paradas de ônibus. Para aderir, a empresa ou cidadão deve manifestar interesse por meio de requerimento protocolado na Semob.

Todas as informações estão no link https://semob.df.gov.br/adote-um-abrigo/.

Fonte: https://semob.df.gov.br/paradas-de-onibus-do-programa-adote-um-abrigo-sao-revitalizadas/