Ônibus

Uma paixão especial por ônibus

Nesta terça-feira (23), o Secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, visitou a Escola Classe 35, de Ceilândia, para conhecer o aluno Pedro Henrique de Oliveira e fazer uma entrega muito especial.

Descrito como um apaixonado e alucinado por ônibus, a mãe, Luzilene Alves do Nascimento, explica que a admiração de Pedro Henrique nasceu nas primeiras vezes que mãe e filho entraram em um coletivo, quando o menino tinha apenas três anos e meio.

“Quando ele entrava já ia no motorista e dava um beijo na mão no cobrador. Ele falava que amava, ele ficava alucinado (com ônibus)”, relata Luzilene.

O tempo passou e Pedro continuou entusiasmado e virou conhecedor do assunto. Ele sabe distinguir as empresas que operam no transporte público coletivo do DF, as empresas de ônibus do entorno e muito mais.

“Ele gosta de ônibus, fala que quer ter uma empresa, fala que vai contratar uma pessoa lá perto de casa, uma pessoa vai administrar, o outro vai ser motorista, o outro vai ser cobrador… É o dia inteiro falando de ônibus até a hora que vai dormir”, descreve a mãe.

Pedro tem transtorno do espectro autista (TEA), está com 14 anos de idade e estuda em uma turma especial da Escola Classe 35, que fica no Setor P Norte. Diante de tamanha paixão, a professora Paula Cristina Veríssimo entrou em contato com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) para fazer uma surpresa para o estudante.

“O motivo maior foi o amor, pois o aluno sempre foi apaixonado por ônibus e eu queria proporcionar algo muito especial para ele, que marcasse  a vida dele”, conta a professora sobre o que motivou a procurar a Semob.

Foi por meio do e-mail da professora que o secretário Valter Casimiro ficou sabendo da história e quis conhecer o adolescente que adora ônibus. Como lembrança desse momento, o secretário entregou uma miniatura de um ônibus do sistema do DF para o estudante.

“Ter crianças com essa preocupação com o transporte público, gostar, ter uma atração por isso, me chamou atenção”, contou o gestor, que ouviu de Pedro o sonho de ter uma empresa de ônibus e poder participar da próxima licitação.

Ao receber a réplica, Pedro se mostrou muito feliz com o presente. “Uau, eu amei! Muito obrigado”, agradeceu o estudante enquanto admirava a semelhança da miniatura com o veículo real.

“Essa atitude louvável trouxe muita alegria para toda comunidade escolar que convive com o estudante e sabe a importância desse momento para ele”, comemorou a educadora que teve a iniciativa para que esse encontro acontecesse.

Fonte: https://semob.df.gov.br/uma-paixao-especial-por-onibus/