Vandalismo causa interrupção da circulação de trens no Metrô-DF nesta terça-feira (28)

Equipes de manutenção estão trabalhando nos locais. Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltem a circular o mais breve possível. As estações permanecem fechadas

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF Foto: Paulo Barros/Metrô-DF

(Brasília, 28/02/2023) - A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que, na manhã desta terça-feira (28), identificou o rompimento de cabos de fibra ótica, por ato de vandalismo. Tal ocorrência provocou perda de sinalização no sistema e, consequentemente, interrupção da prestação de serviço à população.

Houve ainda furto de cabos de energia. Neste momento, as equipes de manutenção estão trabalhando nos locais. Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltem a circular o mais breve possível. As estações permanecem fechadas.

O Metrô-DF divulgará informações atualizadas assim que possível. A Companhia lamenta o transtorno aos usuários. Assim que foi identificado, o problema foi comunicado à Secretaria de Mobilidade, que determinou reforço nas linhas de ônibus.

Sobre o sistema de sinalização

O sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle.

O sistema impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha.

As falhas podem ser provocadas por diversas ocorrências, tais como: queda de energia; raios; curtos-circuitos; rompimento de cabo ou de fibra óptica; atos de vandalismo; defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via; falha nos computadores que compõem o Sistema de Sinalização ou no Sistema de Transmissão de Dados.

Nesta terça, a causa foi rompimento de fibra ótica por ato de vandalismo.

ANPTrilhos: Vandalismo afeta todo o país

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) informa que o vandalismo afeta a prestação do serviço de transporte, atingindo os mais de 6 milhões de passageiros que utilizam os sistemas metroferroviários diariamente, com as paralisações da circulação de trens, redução de velocidade operacional e interrupção do serviço para a restauração do material deteriorado.

Em 2021, os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o País registraram 3.864 ocorrências, que geraram R$ 14,5 milhões de impacto financeiro estimado, fora o impacto operacional e para a população.

Os casos de vandalismo e furto de cabos e fios tem se mostrado um problema crescente nos sistemas metroferroviários nos últimos anos. Em 2021, entretanto, o número de casos aumentou muito, superando em quase 3 vezes (ou 300%) aqueles ocorridos em 2020.

Fonte: https://metro.df.gov.br/?p=62042