Metrô-DF volta a funcionar após atos de vandalismo

Sistema foi restabelecido e opera normalmente desde às 13h15 desta terça-feira (28)

Texto: Cristine Gentil/COS/Metrô-DF
Foto: Paulo Barros/COS/Metrô-DF

(Brasília, 28/02/2022) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal informa que o sistema foi restabelecido por volta de 13h15 e já voltou a operar normalmente.

A circulação de trens foi totalmente interrompida e as estações fechadas na manhã desta terça (28), no início da operação, depois de perda de sinalização, causada por rompimento de cabos de fibra ótica, decorrente de atos de vandalismo. Também houve furto de cabos de energia.

Tão logo foi identificado o problema de sinalização as equipes de Manutenção e Tecnologia foram acionadas para fazer a varredura do sistema e identificar as causas do problema, que prejudicaram 135 mil pessoas, média de passageiros que circula no Metrô-DF em dias úteis.

Estratégia
A Secretaria de Mobilidade foi informada e, de imediato, determinou o reforço de linhas de ônibus. A Polícia Civil também foi acionada e já adotou providências, incluindo a perícia do local.

“Nos últimos meses, intensificamos as rondas na parte interna e externa do sistema, a pé e por meio de viaturas; houve reforço do quadro de vigilância patrimonial; ações de roça e capina e melhorias na iluminação na via para melhorar a visualização durante as rondas preventivas e também a instalação de concertinas para inibir a entrada de pessoas estranhas ao sistema”, enumera.

Vandalismo ocorre em todos os sistemas
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) informa que o vandalismo afeta a prestação do serviço de transporte, atingindo os mais de 6 milhões de passageiros que utilizam os sistemas metroferroviários diariamente, com as paralisações da circulação de trens, redução de velocidade operacional e interrupção do serviço para a restauração do material deteriorado.

Em 2021, os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o País registraram 3.864 ocorrências, que geraram R$ 14,5 milhões de impacto financeiro estimado, fora o impacto operacional e para a população.

Os casos de vandalismo e furto de cabos e fios tem se mostrado um problema crescente nos sistemas metroferroviários nos últimos anos. Em 2021, entretanto, o número de casos aumentou muito, superando em quase 3 vezes (ou 300%) aqueles ocorridos em 2020.

Fonte: https://metro.df.gov.br/?p=62045