Metrô-DF promove ação de saúde mental na Estação Shopping

Passageiros em trânsito pela estação poderão ter conversas com psicólogos e receber cartas com mensagens de acolhimento. Ação é uma parceria com o Projeto Help

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Foto: Asley Ribeiro/Metrô-DF

(Brasília, 04/05/2023) – Pelas estações do Metrô-DF, circulam até 160 mil pessoas em dias úteis. Um vaivém diário que registra não apenas as pessoas, mas também suas histórias, dores, angústias, medos e tensões. Nesta sexta-feira (05/05), das 16h às 19h, na Estação Shopping, será montado um espaço de acolhimento para receber aqueles que desejam uma parada estratégica para desabafar, pedir ajuda ou orientação em relação à saúde mental.

A iniciativa é uma parceria entre o Metrô-DF, por meio da Gerência de Projetos Especiais, e o Projeto Help, iniciativa sem fins lucrativos presente em todo o território nacional que trabalha com a prevenção aos problemas de ordem psicológica e emocional. “O papel do Projeto é promover e estimular o autoconhecimento, gerenciamento das emoções, bem-estar nos relacionamentos, escuta qualificada, aconselhamentos e estabelecer vínculos de confiança”, explica Antônio Neto, que atua no projeto em Brasília.

Leia também:

Parceria do Metrô-DF com projeto Help promove ação de saúde mental no dia 21

Será reservado um espaço na Estação Shopping, chamado de Cantinho do Desabafo, para o atendimento individual. Além disso, haverá a instalação Árvore da Vida, que chama a atenção para a ação. Nela são penduradas cartas escritas à mão, com mensagens de apoio e incentivo.

Na primeira fase do projeto, realizada em 21 de março na Estação Central, foram feitos 30 atendimentos e 3.600 cartinhas escritas por voluntários foram entregues aos usuários. Uma das pessoas abordadas para retirar uma carta foi Júlia (nome fictício). Por coincidência era o dia do seu aniversário e ela disse que não estava tão feliz quanto gostaria. “No atendimento, ela relatou que tem Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que já passou por vários psicólogos, porém nenhum conseguiu ajudá-la a vencer a ansiedade e ficava triste, pois nas crises acabava brigando com seus pais. Ela saiu muito agradecida, mais leve, diferente de como ela sai após suas consultas periódicas com os psicólogos”, contou Antônio.

A gerente de Projetos Especiais do Metrô-DF, Letícia Divina, explica que a parceria com o Help faz parte do projeto Saúde nos Trilhos, que tem como objetivo desenvolver ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, de forma a orientar os empregados e os usuários a uma vida mais saudável. “Foi realmente emocionante ver como as pessoas ficaram gratas durante a ação na Estação Central. Receber uma carta com uma mensagem de apoio no meio da correria do dia pode significar muita coisa quando a pessoa está num dia difícil, com sofrimento emocional”, explica.

Entre 2002 e 2022, o Metrô-DF, por meio das equipes que trabalham nas estações, fez mais de 20 mil atendimentos, 80% deles foram ocorrências de mal súbito, que ocorrem por fatores diversos, entre eles o estresse.

Fonte: http://metro.df.gov.br/?p=62700