Metrô-DF lança nova versão do aplicativo

Atualização pretende facilitar a comunicação com o usuário, tornando as notificações mais visíveis e facilitando o contato com a ouvidoria

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF

(Brasília, 07/02/2023) – Com um novo design e navegação mais leve e intuitiva, foi publicada uma nova versão do aplicativo do Metrô-DF. Totalmente desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, o app foi lançado em 2019 e, desde então, os usuários podem programar suas viagens, sabendo o horário de chegada dos trens nas estações ou receber alertas em tempo real sobre como está a operação do sistema. Agora, novas funcionalidades foram incorporadas e já estão disponíveis para o Sistema Android. A atualização para iOS deve ser liberada nas próximas semanas.

Além da mudança do design, a nova versão conta com uma central de avisos/alertas na tela inicial. Agora, qualquer notificação ou aviso de alteração na operação do Metrô-DF será automaticamente exibida nesta área. As notificações também contam com um som específico de alerta. Outra mudança é que as notícias agora são exibidas com mais detalhes. Imagem e formatação facilitam a leitura. 

“Esta nova versão teve como base as informações estatísticas de uso do aplicativo desde o seu lançamento. Com elas, foi possível reformular e melhorar a experiência do usuário, tornando o aplicativo mais intuitivo e eficiente”, explica Felippe Moniz, gerente de Programas e Sistemas.

Integração com ouvidorias

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, destaca que investir em tecnologia para melhorar a experiência do usuário no sistema tem sido uma das prioridades da Companhia. “O aplicativo é uma das ferramentas que ampliam as formas de contato do Metrô-DF com a população. Impacta diretamente no dia a dia de cada usuário, porque ele pode programar melhor suas viagens. Além disso, podemos ter um retorno mais rápido das necessidades dos passageiros com a interface pelo WhatsApp. Importante dizer que as melhorias no app foram feitas internamente, portanto sem custo extra para o governo”, observa.

Uma novidade é a integração do app com o novo serviço de ouvidoria do GDF, o “Participa DF”, que permite que o usuário possa registrar suas manifestações (críticas, elogios, denúncias, etc). Também será possível o contato direto com o canal de WhatsApp do Metrô-DF, agilizando a comunicação com a Companhia.

O aplicativo também deixa disponível para consulta a possibilidade de consultar os horários normais da operação, bem como eventuais mudanças decorrentes de necessidades específicas e eventos programados. Também houve melhorias gerais de desempenho e correção de bugs. A nova versão foi integralmente desenvolvida pela equipe interna de tecnologia.

Confira os recursos disponíveis nesta nova versão:

Fonte: https://metro.df.gov.br/?p=61860