Passageiros do Metrô-DF poderão pagar tarifa com cartão de crédito e débito

Pagamento poderá ser feito por aproximação direto nos bloqueios nas 27 estações. Serão aceitos cartões Mastercard, Visa e Elo, habilitados com a tecnologia de aproximação

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Fotos: Asley Ribeiro/Metrô-DF

(Brasília, 29 de setembro de 2022) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal informam que, a partir de hoje, 28 de setembro, o Sistema de Bilhetagem Automática do DF, operado pelo BRB Mobilidade, passará a aceitar o pagamento por aproximação diretamente nos bloqueios das 27 estações.

As tarifas poderão ser pagas aproximando cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento dos validadores instalados nas catracas de entrada. Os usuários devem checar com a administradora do cartão ou com o banco se a tecnologia de pagamento por aproximação está habilitada e se a opção preferencial do cartão é crédito ou débito.  A tecnologia de pagamento por aproximação é identificada com um sinal semelhante ao do wi-fi.

“A intenção é evitar filas, além de agilizar e democratizar o acesso do usuário ao sistema”


A implantação do sistema no Metrô-DF foi feita pelo BRB Mobilidade, em parceria com a Mastercard, pioneira na implementação da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público na América Latina. O pagamento por aproximação poderá ser feito com cartões de crédito e débito das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

“O transporte metroviário é de grande importância para a mobilidade urbana do Distrito Federal, e por isso o GDF está atento às necessidades de melhoria e ampliação do Metrô, tendo realizado grandes investimentos na modernização do sistema, na extensão de linha e construção de novas estações”, disse o secretário da Semob, Valter Casimiro.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, acrescenta que a Companhia tem atuado em parceria com o BRB para a modernização crescente do sistema de bilhetagem, por meio da tecnologia. “A intenção é evitar filas, além de agilizar e democratizar o acesso do usuário ao sistema”, afirma.

 “Desde que assumiu o Sistema de Bilhetagem Automática, o BRB tem trabalhado para melhorar a experiência do usuário. Primeiro, modernizamos o sistema e lançamos um aplicativo e o site para facilitar o dia a dia do passageiro do transporte público no DF. Agora, chegou a fase de firmar novas parcerias, como esta com a Mastecard, para democratizar a alternativa de pagamento aos cidadãos”, acrescenta o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A opção de compra com o QR Code nas bilheterias continuará vigente, assim como o Cartão Mobilidade, usado por passageiros que precisam fazer a Integração com o sistema rodoviário. O pagamento por aproximação não dá direito à integração.

Fonte: https://metro.df.gov.br/?p=60326