Palestra sobre ESG abre a Semana do Meio Ambiente no Metrô-DF

Direcionada aos integrantes dos Conselhos de Administração, Fiscal e aos diretores da Companhia, evento destacou a importância da sustentabilidade para o setor público

Foto: Maria Luiza Munhoz/Metrô-DF

(Brasília-DF, 27/05/2022) – Organizada pelo Comitê de Sustentabilidade, a Semana do Meio Ambiente na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (26/05) com a realização de uma palestra com César Tarabay Sanches, superintendente de Sustentabilidade da B3, sobre ESG aos conselheiros de Administração, Fiscais e os diretores da Empresa. A sigla, em inglês, que significa “Environmental, Social and Governance”, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O ESG é hoje a forma com que as empresas de mais alto nível guiam seus caminhos. Harmonizando governança, sociedade e meio ambiente, as empresas tem o desafio de manter suas estratégias se adaptando ao atendimento dos três pilares. Essa forma de governar as empresas é de suma importância para que seja possível um retorno não só aos acionistas, mas à sociedade como um todo.

Sanches, em sua palestra, destacou a preocupação em relação às mudanças climáticas, que afetam diretamente segmentos da economia como energia e alimentos, atingindo insumos para empresas e empregados. Para o palestrante, independentemente do setor, todas as empresas podem sofrer os impactos das mudanças climáticas e, portanto, devem adotar medidas para reduzir suas emissões de carbono e gerenciar adequadamente o consumo de água e o descarte de resíduos.

Cesar Sanches mostrou como a B3 incorporou a sustentabilidade na cultura da empresa e desenvolveu índices que, além de servirem como instrumentos atrativos para os investidores comprometidos com esta temática, ajudam a estimular companhias a incorporarem questões ESG em suas estratégias de negócio. Ele destacou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que apoia investidores na tomada de decisões de investimentos e induz as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, contribuindo para a perenidade dos negócios.

Confirmando o engajamento da B3 com a sustentabilidade, Sanches mostrou os compromissos institucionais assumidos pela B3 como adesão ao Principles for Responsible Investment (PRI), iniciativa da Oorganização das Nações Unidas (ONU) em prol do investimento responsável; UN Women’s Empowerment Principles (WEPs), que auxilia o setor privado a promover igualdade de gênero no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade; e o Pacto Global da ONU, que tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas estratégias de negócios e operações, dos seus 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolvimento de ações que contribuam para o enfrentamento destes desafios.

Para o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, “ver como as grandes empresa do mercado financeiro vêm encarando os desafios de incorporar a sustentabilidade nas suas agendas é fundamental para o desenvolvimento de um modelo voltado para o setor público”, avalia. Cabral destacou que o Mettrô-DF tem encarado o desafio por meio da consolidação da área de Governança, desenvolvimento de indicadores para avaliação de desempenho, fortalecimento da gestão de riscos e políticas de incentivo à igualdade de gênero, cultura, inovação e projetos sustentáveis. O diretor-presidente do Metrô-DF espera a Companhia possa se destacar como um case de sucesso com a adoção dessas práticas e, com isso, venha a incentivar outras empresas públicas a adotarem o ESG em suas práticas.

Sobre a Semana do Meio Ambiente

Acompanhem no cronograma de atividades do Comitê de Sustentabilidade, em parceria com a Comissão de Coleta Seletiva e Comissão Especial do Programa de Otimização do Uso da Água, voltadas para a Semana do Meio Ambiente. Serão ações de conscientização todos os dias da semana, de 30/05 à 03/06, a fim de integrar os empregados aos trabalhos desenvolvidos no Metrô-DF a respeito da responsabilidade socioambiental que a Empresa desempenha em comunhão com seus objetivos sociais.

Fonte: https://metro.df.gov.br/?p=49031