Mosaicista Cida Carvalho lança projeto Arte nos Trilhos com o Metrô-DF

Artista vai expor em três estações a partir de 15 de junho. Três painéis de mosaico serão doados ao Metrô do Distrito Federal

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Fotos: Maria Luiza Munhoz/Metrô-DF

(Brasília, 7/6/2022) – Foi lançado na noite desta segunda-feira (6/6) o projeto Arte nos Trilhos, parceria da artista plástica mosaicista Cida Carvalho com o Metrô-DF, por meio da Gerência de Projetos Especiais, que visa homenagear os 62 anos de Brasília, levando arte e cultura para um lugar de fácil acesso ao brasiliense.

A artista recebeu, em seu ateliê, jornalistas, patrocinadores e representantes de entidades e associações de Brasília para apresentar o projeto, que reúne exposição, visitas guiadas, oficina para mulheres com deficiência e um catálogo.

Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de colar uma peça em uma das obras que ficarão expostas em três estações do Metrô-DF.

“O artista tem que ter essa responsabilidade de tornar a arte acessível. Mostrar que a arte e a cultura são uma forma de empreendedorismo, que gera emprego e renda”

Letícia referiu-se à oficina de capacitação realizada em contrapartida social para o Coletivo de Mulheres com deficiência do DF, que resultou em um dos painéis de mosaico, de 8m², com o tema fauna e flora do cerrado, que ficará exposto na 112 Sul.

Presente ao lançamento, a gerente de Projetos Especiais do Metrô-DF, Letícia Divina Gonçalves, afirmou: “É uma alegria para o Metrô-DF poder compartilhar esse projeto com a Cida e ver a arte nas estações, também como um instrumento de empoderamento das mulheres”.

Os outros dois painéis de mosaicos são um de 12m², que tem como tema a construção de Brasília, e será instalado na Estação Central, e um de 18m², com a temática da paisagem urbana do Metrô e do Cine Brasília, que ficará na estação 106 Sul.

A abertura da exposição acontecerá no dia 15 de junho, na Estação Central do Metrô-DF (rodoviária do Plano Piloto). Durante 30 dias, acontecerão visitas guiadas de escolas e grupos, além de rodas de conversa sobre temas sociais relevantes.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Outro destaque é o lançamento de um catálogo (previsto para 1º de julho), que conta a história de todo o projeto – desde sua idealização à execução, documentando o processo de produção dos três painéis que serão doados ao Metrô, de forma permanente.

O Projeto é aportado pela lei de incentivo à cultura, em parceria com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e conta com patrocínio das empresas Brasal e Campeão da Construção, além de apoio da Marmoraria Mourão e do Correio Braziliense.


Serviço:
Exposição Arte nos Trilhos
Data: De 15 de junho a 17 de julho, de terça à domingo, das 14hs às 20hs
Locais: Estação Central (rodoviária do Plano Piloto); Estação 106 Sul; Estação 112 Sul
Programação completa: www.cidacarvalhomosaicos.com.br/artenostrilhos

Fonte: https://metro.df.gov.br/?p=49116