Metrô-DF recebe três painéis de mosaico da artista Cida Carvalho

Cerimônia de abertura do projeto Arte nos Trilhos foi nesta quarta (15 de junho), na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto)

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Fotos: Maria Luiza Munhoz/Metrô-DF

(Brasília, 15/06/2022) – Um mosaico de 12m², que remete à epopeia da construção de Brasília, agora recebe a população que diariamente circula pela Estação Central (Rodoviária) do Metrô-DF. Localizado logo na entrada, à direita dos bloqueios, o painel é uma das obras da artista plástica Cida Carvalho, que agora estão eternizadas no Metrô de Brasília.

Além dele, outras duas obras foram instaladas: o maior painel de mosaico, com 18 m², traz a temática da paisagem urbana do metrô e do Cine Brasília e está na Estação 106 Sul. Outro, com 8m², tem como tema a fauna e a flora do Cerrado, e foi realizado em regime de oficina de capacitação como contrapartida social para o Coletivo de Mulheres com deficiência do DF. 

As obras de Cida Carvalho foram doadas ao Metrô-DF e ficarão em exposição permanente nas estações. São parte do projeto Arte nos Trilhos, idealizado pela mosaicista Cida Carvalho, em parceria com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), por meio da Gerência de Projetos Especiais. A intenção é homenagear Brasília em seus 62 anos.

“Escolhemos o Metrô porque é um local de passagem de muitas pessoas. A importância de ocupar espaço público com arte é justamente proporcionar qualidade de vida às grandes cidades. A interação do público com as artes urbanas é que potencializa as mudanças e transforma as estratégias para a prática de políticas cada vez melhores”, disse Cida, em discurso emocionado na abertura da exposição, em cerimônia realizada nesta quarta (15), às 10h, na Estação Central.

Com a presença de autoridades, artistas e das mulheres com deficiência que participaram de oficina, o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, lembrou que as obras impactarão 500 mil pessoas por mês, público estimado que passa pelas três estações.

Presente para Brasília

“Essas obras eternizam o trabalho da Cida, de todas as mulheres e equipes que participaram do projeto, que agora está perpetuado na cidade de Brasília. Cida Carvalho representa nossa cultura de maneira primorosa e seu vigor, sua energia, sua alegria estão presentes nas obras. São realmente um grande presente para Brasília”, afirmou Handerson.

O presidente do Metrô destacou ainda a disposição da Companhia de transformar as estações em galerias de arte, a partir da iniciativa de abrigar projetos artísticos e culturais, como a recente obra alusiva ao centenário de José Saramago, exposta na Estação Galeria. “O Metrô-DF está de braços abertos. Nossa intenção é que mais artistas compartilhem suas obras com o povo nas estações”, disse.

Paulo César Chaves, chefe de gabinete da Vice-Governadoria, agradeceu, em nome do governador Ibaneis Rocha e do vice-governador Paco Britto, à artista Cida Carvalho pelo presente à cidade e ressaltou a importância do Metrô-DF, por meio dos projetos culturais e artísticos, para “trazer mais humanidade e cidadania ao dia a dia dos usuários do sistema”.

A servidora pública aposentada Cícera da Silva, 58 anos, moradora de Ceilândia, participou da oficina para mulheres com deficiência, que resultou no painel instalado na 112 Sul, com o tema de fauna e flora do cerrado.

“Nunca tinha participado de nada desse tipo, com artes manuais. Foi uma experiência incrível, a coisa mais linda. A convivência com as outras mulheres e com a artista, além do trabalho na oficina mesmo, foi muito enriquecedor e me deu vontade de fazer outras coisas”, conta.

Visitas guiadas e rodas de conversas

A artista plástica Cida Carvalho trabalha com mosaicos há 27 anos. É autora dos mosaicos da rede de restaurantes Dona Lenha, onde pisos, paredes e bancos exibem cenários inspirados nas obras do festejado arquiteto catalão Antoni Gaudí. 

É também presidente da ACAV (Associação Candanga de Artistas Visuais do DF), acadêmica e diretora de Relações Internacionais da Academia Internacional de Cultura do DF e membro do Conselho da Mulher Empresária do DF, além de ser uma artista plástica profissional reconhecida pela secretaria de Cultura do DF. 

Seu currículo exibe diversas exposições nacionais e internacionais, como obras na Europa, Oriente Médio, Estados Unidos, Argentina, e, claro, em Brasília, em igrejas, embaixadas e parques. É autora do catálogo de arte “Cida Carvalho. Mosaico. Luz. Formas. Poesia”, lançado em 2017, em Brasília.

O projeto Arte nos Trilhos é aportado pela lei de incentivo à cultura, em parceria com o Metrô-DF e conta com patrocínio das empresas Brasal e Campeão da Construção, além de apoio da Marmoraria Mourão e do Correio Braziliense.

Além da execução e doação das obras, o projeto conta com uma segunda fase. Durante 30 dias, haverá visitas guiadas. No dia 21/06 estão previstas rodas de conversa.

Serviço:
Exposição Arte nos Trilhos
A partir de 15 de junho (até 17 de julho, de terça a domingo, das 14h às 20h, haverá programação com grupos e rodas de conversas. Os painéis ficarão instalados permanentemente na estação)

Locais:  Estação Central (rodoviária do Plano Piloto); Estação 106 Sul; Estação 112 Sul

Programação completa: www.cidacarvalhomosaicos.com.br/artenostrilhos

Fonte: https://metro.df.gov.br/?p=49172