Abertura de exposição em homenagem a Saramago será nesta quinta (05/05)

Dia Mundial da Língua Portuguesa terá exposição em homenagem ao centenário do nascimento de José Saramago “A Bagagem do Viajante” nas estações do Metrô-DF, e na Galeria Camões da Embaixada de Portugal

(Brasília, 4/5/2022) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que a abertura da exposição “A Bagagem do Viajante” será nesta quinta-feira, 5 de maio, às 10h30, na Estação Galeria.

A exposição é uma celebração que une o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o centenário do nascimento de José Saramago – iniciativa da Embaixada de Portugal no Brasil e Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

Inspirada no livro de crônicas homônimo do autor português, a exposição inédita ilumina encontros de José Saramago com autores e artistas brasileiros como Jorge Amado, Oscar Niemeyer e Chico Buarque, mas também com os seus leitores no Brasil.

Em parceria com o Metrô-DF, por meio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) e da Secretaria de Educação do DF, a mostra proporciona uma verdadeira viagem pelo legado de Saramago.

A abertura será uma pequena solenidade, em que estarão presentes o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral; Pílar Del Río, viúva de Saramago e presidente da Fundação Saramago; o coordenador do cententário de Saramago, Carlos Reis; o presidente da Assembleia Legislativa de Portugal, Augusto Santos Silva; a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do DF, Renata Zuquim, e a diretora do Setor Cultural UNESCO no Brasil, Isabel de Freitas Paula. Haverá apresentação do saxofonista Robson Machado.

Após a solenidade, os convidados seguem para a Estação 106 Sul, onde haverá intervenções do curador Pedro Amaral, representante do coletivo Borderlovers, e sarau sobre o livro “A Maior Flor do Mundo”, de Saramago, por alunos do Ensino Médio da Escola Industrial de Taguatinga – CEMEIT.

A Bagagem do Viajante

No Metrô-DF
De 5 de maio a 31 de julho.
Estações Galeria, Cine Brasília (106 Sul), Shopping, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, Samambaia Sul.

Na Galeria Camões
De 5 de maio a 31 de julho
Exposição dos trabalhos originais
Visitação de segunda a sexta, das 14h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail: [email protected].
Endereço: Embaixada de Portugal em Brasília, Avenida das Nações, SES, lote 2.

Fonte: https://metro.df.gov.br/?p=48748