Metrô-DF ressalta a importância do conhecimento do Código de Conduta

Tanto o Código de Conduta quanto o de Ética pode ser acessados no sítio oficial da Companhia na internet, no menu Governança/Legislação

Texto: Cristine Gentil/COS/Metrô-DF
Foto: Paulo Barros/COS/Metrô-DF

(Brasília, 19/08/2021) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou no sítio oficial da Empresa na internet (www.metro.df.gov.br) o Código de Conduta, norma que estabelece uma referência formal e institucional, clara e acessível, para a conduta profissional no âmbito do Metrô-DF. Sua versão pode ser encontrada da intranet e em aplicativo do Metrô-DF, ampliando assim a acessibilidade ao normativo.

O código deve ser observado e seguido por todos os colaboradores, conforme estabelece o artigo 3º. Ou seja, além de empregados concursados, vale como guia para estagiários, aprendizes, dirigentes, membros estatutários, conselheiros, membros de comitês, prestadores de serviço de empresas contratadas e outros que atuem prestando serviços em nome do Metrô-DF.

Além do Código de Conduta, outro normativo, o Código de Ética do Metrô-DF também já está publicado para conhecimento de todos os colaboradores e, seguindo as diretrizes que asseguram a transparência, permanecem acessíveis a toda a sociedade.

 

Confira os códigos clicando nos links: Código de Conduta e Código de Ética.

 

Roberta Castro, Chefe de Governança e Controle Interno do Metrô-DF, observa que os Códigos de Conduta e o de Ética são dois instrumentos de grande impacto e relevância para a concretização e a materialização do Programa de Compliance e Integridade dentro da Companhia.

“A partir do momento em que princípios e padrões de conduta ética e íntegra são dispostos dentro de um normativo e absorvido por todos os colaboradores, há um grande ganho de produtividade e evolução de cultura interna, o que demonstra, de fato, não a existência do programa, mas a sua eficácia com o atingimento de resultados”, explica Roberta.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, acrescenta que a Alta Administração apoia de forma irrestrita as ações de compliance e de ética dentro do Metrô-DF. “Existe o comprometimento com a concessão de recursos necessários à operacionalidade das áreas internas, aprovação de normatização interna e observância às recomendações de controles internos, priorizando as atividades e integração do Sistema de Governança Institucional”, explica.

Os Códigos estabelecem uma série de regras que devem ser seguidas pelos colaboradores. O Código de Conduta, por exemplo, descreve qual deve ser a conduta nas redes sociais; versa sobre práticas de assédio moral e/ou sexual; recebimento de brindes; nepotismo, entre outras condutas.

Tanto o Código de Conduta quanto o de Ética pode ser acessados no sítio oficial da Companhia, no menu Governança/Legislação.

Também estão publicados na Intranet da empresa e disponível pelo app Extranet.

 

Fonte: http://www.metro.df.gov.br/?p=46250