Metrô-DF recebe prêmio de transparência

Prêmio da GCD avalia a maturidade dos órgãos em relação à transparência dos dados públicos nos sites oficiais

Texto: Cristine Gentil / Metrô-DF
Fotos: Agência Brasília

(Brasília-DF, 9/12/2021) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) foi premiada, na manhã desta quinta-feira (9/12), por ter alcançado 100% no Índice de Transparência Ativa (ITA) em 2021. A cerimônia foi no Salão Branco do Palácio do Buriti. É o quarto ano consecutivo que o Metrô-DF recebe o Troféu ITA.

O prêmio é concedido pela Controladoria-Geral do DF (CGDF) às secretarias e demais órgãos vinculados ao Governo do Distrito Federal que atingem pontuação máxima na disponibilização espontânea de informações públicas e de interesse coletivo, seguindo normas específicas.

A Controladoria-Geral do DF criou o ITA em 2015 não apenas para avaliar, e sim para alcançar o principal objetivo: que todos os órgãos do GDF estejam dentro das normas vigentes e sejam cada vez mais transparentes. Nesta sexta edição, todos alcançaram pontuação máxima. A entrega do prêmio faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.

Confira aqui a transmissão do evento

“Ficamos extremamente honrados e agradecidos ao ver o esforço do Metrô-DF para fazer uma gestão transparente ser novamente reconhecido. Sabemos que somos parte de um governo que preza pelas melhores práticas de governança, tanto que todos os órgãos do GDF conseguiram índice 100% de transparência”, disse o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

Para a subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz, a criação do ITA não é apenas para avaliar, e sim para alcançar o principal objetivo: “No fim das contas queremos um DF 100% transparente, pois sabemos que a transparência de dados e informações inibe os atos de corrupção e tornam a fiscalização mais fácil”.

Todos os resultados do ITA, desde 2015, estão disponibilizados no site da cg.df.gov.br.

Fonte: http://metro.df.gov.br/?p=47424