Câmeras de monitoramento térmico já estão funcionando no Metrô-DF

Metrô-DF investiu cerca de R$ 1,9 milhão em equipamentos, licenças de softwares, serviços de instalação, configuração, treinamento e assistência técnica e suporte

Texto: Cristine Gentil/COS/Metrô-DF
Fotos: Paulo Barros/COS/Metrô-DF

(Brasília, 9/8/2021) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) concluiu a instalação de 55 câmeras térmicas e visuais, usadas para monitoramento térmico dos usuários em todas as estações. Algumas ainda passam por testes.

 

A aferição da temperatura ocorre por vídeo e à distância, operacionalizada por câmeras especiais e software específico, de forma a facilitar aos operadores metroviários a identificação dos usuários que possam apresentar febre, e a respectiva orientação conforme os protocolos de segurança sanitária.

Os equipamentos foram instalados antes dos bloqueios, portanto qualquer abordagem é feita antes que o usuário entre na área paga do sistema.

 

 

O Metrô-DF investiu cerca de R$ 1,9 milhão em equipamentos, licenças de softwares, serviços de instalação, configuração, treinamento e assistência técnica e suporte.

O sistema de monitoramento térmico humano é mais uma medida prevista pela Companhia para garantir a segurança dos usuários e dos empregados neste momento de pandemia. Além disso, está mantido o reforço de limpeza dos trens a cada viagem e dos bloqueios e bilheterias a cada 30 minutos, bem como a desinfecção semanal com quaternário de amônio, uma vez por semana, em todo o sistema – incluindo trens, estações e o Complexo Administrativo e Operacional.

 

 

Fonte: http://www.metro.df.gov.br/?p=46160